quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aula de 17 de setembro

Tão melhor começar a trocar pensamentos e , por meio dos textos perceber qual é a parte da dança que cada uma de nós traz na trajetória.Afinal, somos um corpo livro. (?)
Em comum entre tantas colegas, os textos da Izabel Marques, e aproveitando o que disse a colega Luciana N. diante da sua escolha de textos, saber o que faz sentido na dança que propomos, e isto no contexto da escola. Então, o corpo, seus significados e significantes, e como podemos, com e por meio da dança, ter um olhar dialógico do processo tanto educativo quanto criativo com o entorno. O segredo de fazermos com e para o mundo.

A dança pode ser algo que proponha experiências para as crianças na direção da autonomia , afinal a arte pode nos tornar mais inteligentes.

Compartilhar tem sido muito bom...

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Aula 17 de setembro de 2011

Textos: Que alívio!!! Estava indo pelo mesmo caminho que minhas colegas.... Pensar corpo e movimento em contexto mais amplo, pensando em corpo como possibilidade de conhecimento, sem descartar fatores sociais e hereditários....

Jogo do lenço: uma mistura de ansiedade e fuga para pegar ou não lenço. Um jogo divertido, onde as cores e as diferentes texturas dos lenços instigam à querer tocá-los e verificar possibilidades de movimento.

Jogo do objeto pelo lenço. A criação de som e função tão diferentes do que o lenço propõe, deixando de lado a leveza, a cor, e outros fatores.
O lenço como espectador, como é difícil ter um espectador sem olhos para me focar neles....
Em grupo o lenço quase fica esquecido, a ansiedade de interação é maior do que manter o foco do lenço.... A intervenção de trocar os lenço de lugar ajuda a lembrar que o espectador é o lenço....

Reflexões sobre como interajimos com nossos espectadores do dia-a-dia (alunos). Será que estão presentes, notamos suas reações, ou simplesmente ficamos no que nos propusemos a fazer? A reflexão é mais profunda do que parece....

Aula 13, 20 de Agosto e 03 de setembro de 2011

Apresentação em forma de jogo.
Aquecimento e exploração do espaço.
Jogo de ocupação do espaço com barbantes coloridos, desconstrução e reconstrução do espaço rompendo esse cordões.
Começamos a pensar em:
- O que é arte?
- Arte como área de conhecimento.
- Especificidades da linguagem da dança.
- Função da arte.
- Arte e sociedade.
Vimos um pouco mais sobre o projeto e o que já foi aplicado. Entendemos onde estamos e onde queremos chegar.
Muitas questões sobre educação, arte, ensino, possiblidades, realidades, um mar de coisas...